Cartão BNDES Cartão BNDES
  
 

 Dúvidas?
1 - O QUE É O CARTÃO BNDES
2 - O QUE O CARTÃO BNDES PODE FINANCIAR
3 - COMO SOLICITAR O CARTÃO BNDES
4 - CREDENCIAMENTO E AFILIAÇÃO DE FORNECEDOR
5 - COMO COMPRAR E/OU COMO VENDER COM O CARTÃO BNDES
6 - ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS
7 - CANCELAMENTO DO CARTÃO
8 - CATÁLOGO DE PRODUTOS
9 - CNAE
10 - CND
11 - SENHA E IDENTIFICAÇÃO
12 - TELEFONES ÚTEIS
13 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Clique aqui e assista ao tutorial do Cartão BNDES para obter
mais informações.


Veja também 5 coisas que você precisa saber sobre o Cartão BNDES

 2 - O QUE O CARTÃO BNDES PODE FINANCIAR
2.1 - O que pode ser adquirido com o Cartão BNDES?

Bens novos, insumos e serviços autorizados, expostos no site www.cartaobndes.gov.br, que vão desde computadores até motos, caminhões e veículos, incluindo:

• máquinas e equipamentos;

• embalagens;

• insumos para os setores de fabricação de móveis, têxtil e de confecção, de embalagens, coureiro-calçadista e de rochas ornamentais;

• insumos agropecuários;

• insumos gráficos;

• peças para veículos, embarcações, aeronaves, motocicletas, quadriciclos e triciclos;

• pneus para veículos, máquinas industriais, rodoviárias e agrícolas, aeronaves e motocicletas de até 300 cilindradas;

• laminados de aço e de outros metais não-ferrosos, resinas e laminados plásticos, farinha de trigo para panificação, papéis para impressão e fabricação de embalagens, papéis tissue e especiais;

• partes, peças e componentes utilizados na industrialização, manutenção e modernização de bens de capital e equipamentos de informática e automação industrial;

• materiais para a construção civil;

• asfalto e derivados;

• serviços associados à comercialização dos itens financiados por meio do Cartão BNDES, tais como frete, instalação e treinamento, cuja execução se dê única e inequivocamente em decorrência da aquisição de tais itens por meio do cartão, com o objetivo de viabilizar a execução física da transação comercial e garantir o correto funcionamento e uso do item adquirido;

• serviços de editoração de livros, nos formatos impresso e digital, bem como a impressão de livros;

• serviços audiovisuais, tais como: gravação de voz, criação e produção de trilha sonora, pós-produção de áudio, criação de efeitos visuais, tratamento de imagem e autoração de DCP (Digital Cinema Package);

• fabricação de CDs, DVDs e discos de vinil gravados, de produção nacional;

• serviços de avaliação de conformidade (calibração, certificações, ensaios laboratoriais) prestados por entidades acreditadas pelo Inmetro ou por outras instituições federais;

• serviços de acreditação, no caso de hospitais e demais instituições de saúde, desde que prestados segundo os padrões reconhecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);

• serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e extensão tecnológica, contratados junto a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) reconhecidas;

• diagnóstico de eficiência energética;

• serviços de concretagem e de bombeamento de concreto;

• serviços de pedido de registro de propriedade intelectual junto ao INPI;

• serviços de design, ergonomia e modelagem de produto e embalagem;

• softwares prontos e serviços de desenvolvimento de softwares sob encomenda, de websites corporativos e de lojas virtuais;

• serviços de avaliação da qualidade de software; e

• cursos voltados ao eixo tecnológico "hospitalidade e lazer", incluindo os de idiomas inglês e espanhol.

Voltar
2.2 - O que não pode ser financiado com o Cartão BNDES?

Não podem ser financiados com o Cartão BNDES: saneamento financeiro, armas, bens importados -- exceto as máquinas e equipamentos importados voltados para o setor de confecção e vestuário --, insumos ou serviços não autorizados pelo BNDES e compra de imóveis ou terrenos.

Também não é permitido o financiamento de transações envolvendo cliente portador do Cartão BNDES e fornecedor credenciado integrantes do mesmo grupo econômico.

Voltar
2.3 - Com o Cartão BNDES, posso comprar produtos para revender?

O Cartão BNDES destina-se à aquisição de bens novos e insumos necessários às atividades das micro, pequenas e médias empresas e dos microempreendedores individuais (MEIs), e que constem dos catálogos expostos no site www.cartaobndes.gov.br. No momento, não há vedação para revender produtos adquiridos com o financiamento do Cartão BNDES.

Voltar
2.4 - O Cartão BNDES financia a compra de bens usados?

Não. O Cartão BNDES só financia a compra de bens novos e que estejam expostos no site www.cartaobndes.gov.br.

Voltar
2.5 - O Cartão BNDES pode ser utilizado por um distribuidor credenciado para comprar produtos do fabricante que o indicou e depois revendê-los?

Não. O distribuidor não pode comprar com o Cartão BNDES produtos que ele esteja autorizado a vender no site do Cartão BNDES.

Voltar
2.6 - O Cartão BNDES financia a compra de veículos utilitários?

Atualmente, o Cartão BNDES financia a aquisição de vans e furgões credenciados.

Voltar
2.7 - O Cartão BNDES financia a aquisição de embarcações?

Sim, são financiáveis as embarcações com tamanho igual ou inferior a 20 pés e motorização igual ou inferior a 200 HP, com exceção dos veleiros e jets, que não são passíveis de financiamento, uma vez que se destinam a recreação.
Embarcações como balsas, barcas ou ferryboats, botes, dragas, traineiras, rebocadores e estruturas flutuantes, por não serem utilizadas em atividades de lazer, poderão ser credenciadas independentemente de tamanho e potência de motor.
As lanchas adaptadas a utilidades específicas, tais como manutenção e reparo, serviço médico e odontológico, combate a incêndio, patrulha e segurança, também serão aceitas independentemente de suas características de tamanho e potência do motor.

Voltar
2.8 - É permitida a venda, por meio do Cartão BNDES, de serviços de implantação/treinamento de software?

Serviços correspondentes aos softwares prontos credenciados no site do Cartão BNDES podem ser financiados quando da venda do produto. As notas fiscais relacionadas à venda deverão ser informadas no site no momento da captura do pedido.

Já os serviços prestados isoladamente não são passíveis de financiamento.

Voltar
2.9 - O Cartão BNDES financia a compra de máquinas e equipamentos importados?

Não, exceto as máquinas e equipamentos importados voltados para o setor de confecção e vestuário, desde que apresentem documentação específica que comprove a inexistência de produção nacional.

Voltar
2.10 - O Cartão BNDES financia a compra de quais insumos agropecuários?

1. sementes e mudas;

2. outros insumos agrícolas biológicos: adubos (esterco, restos de cultura), extratos de plantas, microorganismos, algas e outros produtos de origem marinha, resíduos industriais do abate de animais;

3. fertilizantes: fertilizantes orgânicos, termofosfatos, micronutrientes (fósforo, potássio, nitrogênio, enxofre, magnésio), pós de rochas, calcários, fertilizantes altamente solúveis, fertilizantes de baixa solubilidade, gesso, inoculantes, corretivos, biofertilizantes;

4. defensivos agrícolas: agrotóxicos, herbicidas, fungicidas, acaricidas, inseticidas, desfolhante;

5. outros insumos agrícolas químicos: insumos para uso na pós-colheita (higienização e sanitização);

6. medicamentos veterinários: insumos para tratamento veterinário, insumos para controle de ecto e endoparasitas, insumos para sanitização de equipamentos e dos animais, remédios, vacinas, material genético;

7. rações animais: rações, aditivos alimentares, nutrição animal.

Voltar
2.11 - Quais são os insumos e componentes atualmente financiados pelo Cartão BNDES?

Matérias-primas ou bens intermediários integrantes ou componentes da atividade produtiva de setores autorizados pelo BNDES:

- laminados de aço e de outros metais não-ferrosos;
- resinas com seus aditivos e laminados plásticos;
- insumos para os setores têxtil e de confecção;
- insumos e componentes para o setor coureiro-calçadista;
- insumos e componentes para o setor moveleiro;
- insumos para o setor de rochas ornamentais;
- insumos para o setor de embalagens;
- embalagens prontas;
- papel para impressão e edição de livros;
- papel para impressão em geral, não acondicionados para venda a varejo;
- papéis especiais e tissue, destinados à indústria gráfica de convertedores;
- polpa ou pasta de celulose – celulose industrial - insumo utilizado na fabricação de papel;
- insumos para o setor gráfico;
- farinha de trigo para panificação;
- insumos agropecuários; e
- materiais para a construção civil.

Obs.: São também financiados componentes, partes e peças para máquinas e equipamentos, bem como para veículos, aeronaves e embarcações já passíveis de financiamento pelo Cartão BNDES.

Voltar
2.12 - O Cartão BNDES financia a obtenção de certificação?

O Cartão BNDES financia a obtenção dos serviços de certificação, como, por exemplo, ISO 9001 e ISO 14001, desde que prestados por entidades acreditadas pelo Inmetro ou credenciadas por outras instituições federais.

Também estão contemplados os serviços de acreditação, no caso de hospitais e instituições afins, desde que prestados segundo os padrões de acreditação reconhecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Podem ser financiadas, em ambos os casos, as fases de obtenção e manutenção do respectivo certificado. Porém, não são passíveis de financiamento os serviços de consultoria e treinamento que visam preparar a empresa para a certificação.

Voltar
2.13 - O Cartão BNDES financia investimento em inovação?

O Cartão BNDES financia a contratação de serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) relacionados à pesquisa aplicada para o desenvolvimento de produtos e processos, contratados junto a entidades reconhecidas.

Poderão ser contratados, por exemplo, a aquisição e transferência de tecnologia, serviços de prototipagem, design, ergonomia, resposta técnica de alta complexidade e avaliação da qualidade de produto e processo de software.

Além disso, o Cartão BNDES também pode financiar as contrapartidas financeiras exigidas das micro, pequenas e médias empresas nos programas SIBRATEC Extensão Tecnológica, executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)/Finep e SEBRAETec do SEBRAE.

Cabe destacar que, para obter o crédito, não será necessária a apresentação de projeto, já que o Cartão BNDES é uma linha de financiamento com limite de crédito pré-aprovado.

Voltar
2.14 - O Cartão BNDES financia investimento em qualificação profissional?

O Cartão BNDES financia a contratação de cursos de qualificação profissional relacionados ao eixo tecnológico "hospitalidade e lazer", prestados por instituições de ensino, empresas especializadas e escolas de idiomas. Com isso, os cursos presenciais de capacitação e de aperfeiçoamento profissionais relacionados às atividades de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, entretenimento e idiomas (inglês e espanhol) estão autorizados a serem financiados por meio do Cartão BNDES, desde que sejam previamente credenciados no site do cartão.

Além disso, o Cartão BNDES poderá financiar contrapartidas financeiras do Programa SEBRAE Mais do SEBRAE e do Programa de Qualificação de Fornecedores do IEL - Instituto Euvaldo Lodi, além do Programa Inova Talentos, fornecido também pelo IEL.

Voltar
2.15 - O Cartão BNDES financia asfalto e derivados?

O Cartão BNDES financia asfalto (CAP e ADP) e produtos asfálticos.

Para credenciamento destes itens no Cartão BNDES, alguns critérios são exigidos, conforme o produto:

1) CAP e ADP

As empresas deverão:

- estar certificadas pela ANP (empresas autorizadas ao exercício da atividade), e
- possuir o CNAE fiscal, principal ou secundário, 2399-1/99 - Fabricação de outros produtos de minerais não metálicos não especificados anteriormente.

2) Derivados de CAP e ADP

As empresas deverão possuir o CNAE fiscal, principal ou secundário, 2399-1/99 - Fabricação de outros produtos de minerais não metálicos não especificados anteriormente.

Estão contempladas neste item as emulsões asfálticas, emulsões asfálticas modificadas por polímeros, asfaltos modificados por polímeros, asfaltos mornos, asfalto duro, emulsões de imprimação, melhoradores de adesividade e asfaltos modificados por pó de borracha de pneus.

3) Impermeabilizantes do sistema asfáltico:

As empresas fornecedoras de mantas, primers e blocos asfálticos deverão possuir o CNAE fiscal, principal ou secundário, 2073-8/00 - Fabricação de impermeabilizantes, solventes e produtos afins.


Verifique os produtos já cadastrados na categoria “Construção Civil > Materiais para Construção Civil > Asfalto e produtos asfálticos”, no link a seguir:

https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/PaginasCartao/Catalogo.asp?Acao=LPC&CTRL=&Cod=1456

Voltar
2.16 - O Cartão BNDES financia concreto?

O Cartão BNDES financia serviços de concretagem e de bombeamento de concreto.

Voltar


Home     Recomendações de Segurança