home >> fique em dia >> 08/07/2016
Entenda a cobrança de tarifa, IOF e a definição do limite de crédito
Tarifa de Abertura de Crédito (TAC)

Os bancos são autorizados a cobrar a TAC (Tarifa de Abertura de Crédito) na emissão do Cartão BNDES, desde que o valor não exceda 2% do limite de crédito concedido. Até o momento, no entanto, nem todos estão realizando a cobrança.

O BNDES não exige a aplicação da tarifa nem recebe qualquer valor referente a ela, que se destina exclusivamente a ressarcir custos operacionais dos bancos emissores.

Caso o portador do cartão tenha qualquer questionamento sobre o valor ou a sistemática de cobrança, deve consultar diretamente seu gerente de relacionamento no banco emissor.



Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

Desde 1º de setembro de 2015, está em vigor o Decreto nº 8.511/2015, que extinguiu a isenção de IOF para operações de crédito do BNDES e dos seus agentes financeiros. As compras com o Cartão BNDES realizadas a partir dessa data estão sujeitas à cobrança da mesma alíquota praticada pelo sistema financeiro.

Para obter mais informações a respeito, consulte o banco emissor do seu Cartão BNDES.



Definição do limite de crédito

A definição do limite de crédito do seu Cartão BNDES e eventuais revisões desse limite são de inteira responsabilidade do banco emissor. O BNDES é a fonte dos recursos financeiros, mas não interfere na definição nem nas revisões do limite de crédito. Quando você realiza uma compra com o Cartão, os recursos do BNDES são usados para viabilizar o financiamento, mas a aprovação da transação, a cobrança das prestações e todo o relacionamento com sua empresa estão a cargo exclusivamente do banco emissor.

Home     Recomendações de Segurança